Associação Médica de Goiás - AMG

Notícias
 

Classe médica debate o suicídio entre médicos

Publicado em : 02/10/2017

Fonte : Assessoria de Comunicação do Cremego -

Dentro das celebrações da campanha Setembro Amarelo, de prevenção do suicídio, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) realizou na quinta-feira, 28, um debate sobre suicídio entre médicos. A plenária temática teve o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e a participação de conselheiros do Cremego, da Câmara Técnica de Bioética, de médicos e acadêmicos de medicina.
 
Buscando contribuir com a redução dos alarmantes números de suicídio no Brasil, inclusive entre a classe médica, a plenária aprovou a intensificação de ações preventivas por parte do Cremego. Assim, os trabalhos do Conselho para a prevenção do suicídio vão além da campanha Setembro Amarelo. O presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, explicou que entre as ações aprovadas estão a impressão das cartilhas “Suicídio: informando para prevenir” e “Comportamento suicida: conhecer para prevenir”, já disponíveis no site do Cremego, e sua distribuição entre os médicos, a população e a imprensa.
 
Também será desenvolvido um trabalho educativo junto às sociedades de especialidade médicas, associações de classe, clubes de serviços e faculdades de medicina. “Não vamos conseguir zerar o número de suicídio, mas podemos reduzi-lo significativamente e uma das formas é divulgando as cartilhas com orientações sobre a prevenção”, disse o conselheiro do Cremego e do CFM, Salomão Rodrigues Filho.
Números da Fundação Americana para a Prevenção do Suicídio mostram que, em média, entre 300 e 400 médicos cometem suicídio todos os anos no mundo. Entre 2000 e 2009, o suicídio foi a segunda maior causa de mortes entre médicos, perdendo apenas para acidentes automobilísticos. Pesquisas internacionais também revelam que médicos se suicidam até cinco vezes mais do que a população geral e entre os principais motivos estão o acesso a meios mais eficazes de letalidade, o isolamento social (desde a faculdade), situação conjugal insatisfatória e a precária situação de emprego.
 
Salomão Rodrigues abriu a plenária com uma palestra sobre a Síndrome de Burnout. Ele observou que a palavra Burnout significa algo que deixou de funcionar por exaustão e que os médicos, por vários fatores, estão expostos a essa exaustão. “Um total de 46% dos médicos já apresentaram a Síndrome de Burnout em algum momento da vida e isso é muito preocupante por ela figurar entre as principais motivações que levam ao suicídio”, pontuou, ressaltando que os psiquiatras estão preocupados com o significativo aumento dos casos de suicídio entre médicos. “É algo que precisa ser enfrentado e o objetivo deste debate é motivar e orientar o médico a lidar com os riscos de suicídio e quando observar tais sintomas no paciente”, disse.
 
O conselheiro destacou que há uma maior incidência da síndrome em profissionais que trabalham na área de emergência e lidam diariamente com pacientes em estado crítico ou terminal. Segundo ele, os chamados fatores estressores, como jornada de trabalho excessiva, com plantões de 24 horas ininterruptas, colaboram bastante para o acometimento da Síndrome de Burnout.
 
“Outro fator fundamental e que interfere na saúde do médico facilitando o surgimento da doença é a privação do sono”, afirmou. Salomão Rodrigues orientou que medidas simples, como tirar férias regularmente, não extrapolar a carga horária prevista pela legislação, praticar exercícios físicos e incluir momentos de lazer na programação das atividades diárias, podem ajudar a prevenir a doença.
 
Antônio Geraldo da Silva, ex-presidente e tesoureiro da ABP, apresentou dados sobre o suicídio e alertou para o crescente número de casos no Brasil. “Estamos com índices muito altos, são 12 mil suicídios por ano no País apenas de dados oficiais, pois em muitas regiões o suicídio não é devidamente notificado pelas autoridades de saúde”, comentou. Para o psiquiatra, é necessário um esforço dos governantes para que sejam implantadas políticas públicas de prevenção ao suicídio e uma ampliação imediata das redes de atendimento de psiquiatria no serviço público de saúde.
 
“O suicídio está entre as dez principais causas de morte no mundo”, disse. O psiquiatra acredita que é necessária uma maior conscientização da classe médica para o problema como forma de antecipar o tratamento de pacientes que apresentam sintomas suicidas e também nos casos em que o próprio médico passa a ser o paciente. “O médico, muitas vezes, não tem o devido cuidado com a própria saúde embora tenha o conhecimento sobre as doenças e suas complicações”, alertou.

Notícias

ONG Amazonas Visão promove ações de assistência à saúde

20/07/2018
Fundamentada nos princípios humanista, cooperativista e solidário, a ONG Amazonas Visão vem desenvolvendo, há mais de ...

HC-UFG inaugura primeira etapa do Centro de Genética Humana

02/07/2018
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços ...

17ª Jornada de Reprodução Humana será no dia 18 de agosto

29/06/2018
A Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) ...

SBD-GO realiza 82ª Jornada Goiana de Dermatologia

18/06/2018

Dia dos Namorados na AMG apresenta nova sede à classe médica

13/06/2018
A Associação Médica de Goiás realizou, no dia 12 de junho, a festa Dia dos Namorados, no 15º andar do ...

AMB garante apoio da OAB ao Exame de Proficiência em Medicina

07/06/2018
Por Associação Médica Brasileira A criação do Exame Nacional Obrigatório de Proficiência ...

AMG apoia e convida para I Fórum de Prevenção do Suicídio

29/05/2018

Sociedade Goiana de Gastroenterologia convida para o II Cerradão

28/05/2018

Dia dos Namorados é na AMG! Convites à venda!

27/05/2018

Evento vai debater se a cirurgia plástica é uma atividade meio ou de resultado

17/05/2018
A cirurgia plástica é uma atividade de meio, na qual o profissional não tem a obrigação de garantir o ...

Plenária Temática defende a união e cooperação mútua entre as entidades médicas

15/05/2018
A Associação Médica de Goiás se uniu às demais entidades representativas dos médicos para debater suas ...

43ª Jornada Goiana de Ginecologia e Obstetrícia e 7º Congresso Goiano de Ginecologia e Obstetrícia acontecerão nos dias 23 a 25 de maio

11/05/2018
De 23 a 25 de será realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) a tradicional Jornada ...

Manoel Rocha lança o livro "Viver com saúde: uma questão de escolha"

10/05/2018
  Quase quarenta anos de ex­periência profissional, 12 deles trabalhando com medicina preventiva. O livro Viver com ...

Élio Caetano de Assis receberá Título de Cidadão Benemérito de Jataí

02/05/2018
  O diretor da Associação Médica de Goiás, Élio Caetano de Assis, receberá amanhã, 3 ...

Atualização científica: Leia a Revista Goiana de Medicina Abril 2018

30/04/2018

Morre ex-presidente da AMG, Armando Silva Faria

28/04/2018
A Associação Médica de Goiás lamenta o falecimento de seu ex-presidente, o pediatra Armando Silva Faria. É um ...

AMG não aceita título de Doutor Honoris Causa ao Lula

17/04/2018

CONQUISTA: Portarias definem moratória para abertura de Faculdades de Medicina e criam grupo para subsidiar a reorganização da formação médica

06/04/2018
Duas Portarias, assinadas no dia 5 de abril, em Brasília, atendem às reivindicações da Associação ...

AMG se une às entidades médicas para reivindicação junto ao IMAS

03/04/2018
O presidente da Associação Médica de Goiás (AMG), José Umberto, se uniu aos representantes das entidades ...

Pediatras alertam para o risco de instalar creches em postos de saúde e UPAs

03/04/2018
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) - representante legítima dos mais de 39 mil pediatras do País e comprometida com os ...

Frederico Araújo Oliveira é o novo presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular - Regional de Goiás

22/03/2018
O presidente da Associação Médica de Goiás esteve no dia 21 de março, na posse do Dr. Frederico ...

Demografia Médica 2018: o perfil do médico brasileiro e a desigualdade no acesso à assistência

21/03/2018
Fonte: AMB A abertura sem precedentes no número de cursos e escolas médicas levou ao aumento no tamanho da ...

Reunião entre AMG e Sociedades de Especialidades reforça união entre as entidades na nova sede

20/03/2018
Aconteceu ontem, 20 de março, na sede da Associação Médica de Goiás, uma reunião entre a diretoria da ...

OPINIÃO: A verdadeira prevenção

19/03/2018
  No discurso de abertura do 1.º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública, no ...
voltar
Associação Médica de Goiás - AMG