Associação Médica de Goiás - AMG

Notícias
 

Entrega da Comenda Nabyh Salum marca história da Associação Médica e da Medicina goiana

Publicado em : 07/11/2017

A noite do dia 6 de novembro se tornou um marco na história da Associação Médica de Goiás com a criação e entrega da Comenda Nabyh Salum a cinco médicos goianos: Anis Rassi, Ary Monteiro do Espírito Santo, Etevaldo Marçal da Silva, Geraldo Paulino Santana Filho e Waldemar Naves do Amaral. Foi um momento especial de grande reconhecimento e homenagens ao médico, homem e sonhador Nabyh Salum que doou sua vida à Medicina, especialmente à construção de uma AMG sólida e fortificada pelos parâmetros da ética, união e defesa classista.

O deputado Helio de Sousa, autor do projeto que criou a Comenda, abriu a solenidade. “A Comenda Nabyh Salum traduz o sentimento da nossa categoria médica. Ao procurar os médicos, percebi que Nabyh Salum era amigo de todos”, frisou. “Dentro de tudo que pesquisamos sobre Nabyh Salum, podemos destacar os valores de família que ele contempla e uma carreira de respeito reconhecido pela categoria”, continuou. Helio de Sousa ainda destacou a participação decisiva do homenageado na criação de entidades médicas no Estado de Goiás, como a Associação Médica de Goiás e Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. “Nabyh Salum representa para nós o símbolo do homem que veio à Terra para fazer o bem”, destacou.

Também compuseram a mesa diretiva, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás, Leonardo Mariano Reis, o conselheiro federal por Goiás do Conselho Federal de Medicina, Salomão Rodrigues, o diretor de comunicação do Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás, Rafael Cardoso; o presidente da Associação Médica de Goiás, José Umberto Vaz Siqueira; o diretor presidente da Indústria Química do Estado de Goiás, Antônio Faleiros Filho, o presidente da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás, Fernando Antônio Honorato da Silva e Souza; o secretário geral da Federação Brasileira dos Hospitais, Adelvânio Francisco Morato; o presidente da Associação dos Hospitais Privados, Haikal Helou, e o representante da Academia Goiana de Medicina, Nilzio Antonio da Silva.

Homenagem da Família

A médica Rosana Gouveia prestou sua homenagem ao seu pai, Nabyh Salum. “Agradecemos a Associação Médica de Goiás pela iniciativa desta criação da Comenda. Quem conheceu Nabyh Salum sabe bem que para ele a Medicina sempre foi uma profissão, uma paixão e um sacerdócio o qual ele se dedicou incansavelmente” relatou. Ele sempre se esforçou muito para ajudar a construir a Associação Médica e hoje ele se orgulharia ao ver a nova sede. Ele foi um médico dedicado, batalhador e visionário, um sonhador quando o assunto era a defesa e fortalecimento da classe médica”, afirmou.

Rosana Gouveia parabenizou os homenageados, que segundo ela, foram amigos do pai. “Temos a certeza que Nabyh Salum está feliz por ter seu nome escolhido para batizar uma comenda entregue a estes médicos que tanto contribuíram para a Medicina goiana”, salientou.

Reconhecimento da AMG

O presidente da Associação Médica de Goiás, José Umberto Vaz de Siqueira agradeceu ao parlamentar Helio de Sousa pela criação da comenda. “A criação da Comenda Nabyh Salum foi uma das maneiras que pensamos para eternizar a memória do Nabyh que tanto lutou pelo associativismo, especialmente pela Associação Médica. Convivi com o Dr. Nabyh em seus últimos quatro anos de vida e pude conferir um pouco do muito que ele foi. Infelizmente, por sua condição física, não me foi permitido explorá-lo mais, mas pude aproveitar cada encontro que tivemos”, homenageou. O presidente ainda contou a trajetória da vida profissional do doutor Nabyh Salum, destacando seu currículo e experiências com a classe médica, além do amor e carinho que o médico teve para com sua família.

Dentro de seu legado na Associação Médica de Goiás, José Umberto destacou a atuação de Nabyh na aquisição do terreno da Avenida Portugal e Avenida Mutirão para a construção da primeira sede da entidade. Também listou a presidência de Nabyh Salum por quatro mandatos, e sua atuação na criação de instituições como a Unimed Goiânia. “Construiu a antiga sede por meio de seu empenho pessoal em arrecadar dinheiro junto à classe médica. Engana-se quem pensa que ele ficou triste com a implosão desta sede. Ele ficou radiante. Seu grande sonho era ver o espigão construído no local”, analisou. José Umberto completou: “ele foi comigo vistoriar três vezes os canteiros de obra do Complexo Órion e desejou imensamente estar aqui para sua inauguração. Visionário, ele projetou em sua cabeça muito do que é o Órion hoje, após exaustivos estudos e projetos de especialistas”.

O presidente da AMG ainda referenciou o grande número de amigos que o homenageado fez ao longo de sua carreira e terminou seu discurso com uma frase do próprio Nabyh: “Com estes amigos enfrentei várias batalhas em prol da Medicina e da saúde. Porém, nem sempre do mesmo lado. Nem por isso perdemos a amizade”.

Em nome dos homenageados

Waldemar Naves do Amaral, homenageado indicado pela Associação Médica de Goiás por sua amizade e parceria com Nabyh Salum, discursou em nome dos homenageados. “Estar aqui hoje é uma dupla honraria, primeiro por ser homenageado com a comenda que carrega o nome de um grande amigo, segundo por representar grandes nomes da Medicina nesta homenagem”, iniciou. “Conheci Nabyh quando eu era estudante do 5º ano de Medicina. Eu tinha acabado de perder meu pai, e ficamos amigos. Não, ficamos muito amigos. Tive o prazer de conviver com aquele que tinha inteligência ímpar e uma grande capacidade de ver atrás dos montes. Junto com Nabyh, em minha presidência na Associação Médica, criamos, juntos, a Comenda Luiz Rassi em homenagem a outro libanês de grande relevância para a Medicina goiana”, detalhou.

“Ainda em minha presidência, criamos o embrião desta Comenda Nabyh Salum e parabenizo o deputado Helio de Sousa e o atual presidente da AMG, José Umberto, por transformar aquele embrião neste grande destaque de valor institucional e de Estado que representa a grande importância e relevância de Nabyh Salum. Ele sabia viver em comunidade com arte, com comportamento conciliador, sem perder o espírito aguerrido de sua origem libanesa. Ele foi muito mais bombeiro que incendiário durante sua vida. Estimulou e praticou a ciência sem perder a fé religiosa. Cultuou os bons livros e os valores de nosso povo como nação. Cumprindo de forma impar o ditado popular, sem dúvida Nabyh ‘ciscou pra dentro’”, completou. 

 

 

 

Notícias

Parceria: Associado à AMG possui 10% de desconto na Pós-Graduação em Cuidados Paliativos

14/09/2018
A Faculdade Unimed está com matrículas abertas para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cuidados Paliativos ...

AMG abre espaço para propostas de saúde dos candidatos

10/09/2018
ELEIÇÕES 2018 Nestas eleições, a Associação Médica de Goiás abre suas portas para ...

Eleições 2018: AMG abre espaço para candidatos comprometidos com a causa médica

01/09/2018
Nestas eleições, a Associação Médica de Goiás abre suas portas para divulgação, de forma ...

Encontro prepara acadêmico de Medicina para enfrentar os desafios da profissão

28/08/2018
O Comitê PUC-GO da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA-Brazil) ...

XII CONGREGO será nos dias 18, 19 e 20 de outubro

24/08/2018

Compromisso da equipe e infraestrutura adequada foram fundamentais para o sucesso do 1º transplante de fígado em Goiás

07/08/2018
Uma notícia para ser comemorada e marcada na história da Medicina goiana: no dia 19 de julho de 2018 aconteceu o primeiro ...

Movimento da Fertilidade em Goiânia: iniciativa conscientiza população sobre a capacidade de ter filhos

24/07/2018
Os cuidados para preservar a fertilidade natural e os riscos da gravidez tardia são os objetivos da terceira etapa do Movimento da ...

ONG Amazonas Visão promove ações de assistência à saúde

20/07/2018
Fundamentada nos princípios humanista, cooperativista e solidário, a ONG Amazonas Visão vem desenvolvendo, há mais de ...

HC-UFG inaugura primeira etapa do Centro de Genética Humana

02/07/2018
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços ...

17ª Jornada de Reprodução Humana será no dia 18 de agosto

29/06/2018
A Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) ...

SBD-GO realiza 82ª Jornada Goiana de Dermatologia

18/06/2018

Dia dos Namorados na AMG apresenta nova sede à classe médica

13/06/2018
A Associação Médica de Goiás realizou, no dia 12 de junho, a festa Dia dos Namorados, no 15º andar do ...

AMB garante apoio da OAB ao Exame de Proficiência em Medicina

07/06/2018
Por Associação Médica Brasileira A criação do Exame Nacional Obrigatório de Proficiência ...

AMG apoia e convida para I Fórum de Prevenção do Suicídio

29/05/2018

Sociedade Goiana de Gastroenterologia convida para o II Cerradão

28/05/2018

Dia dos Namorados é na AMG! Convites à venda!

27/05/2018

Evento vai debater se a cirurgia plástica é uma atividade meio ou de resultado

17/05/2018
A cirurgia plástica é uma atividade de meio, na qual o profissional não tem a obrigação de garantir o ...

Plenária Temática defende a união e cooperação mútua entre as entidades médicas

15/05/2018
A Associação Médica de Goiás se uniu às demais entidades representativas dos médicos para debater suas ...

43ª Jornada Goiana de Ginecologia e Obstetrícia e 7º Congresso Goiano de Ginecologia e Obstetrícia acontecerão nos dias 23 a 25 de maio

11/05/2018
De 23 a 25 de será realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) a tradicional Jornada ...

Manoel Rocha lança o livro "Viver com saúde: uma questão de escolha"

10/05/2018
  Quase quarenta anos de ex­periência profissional, 12 deles trabalhando com medicina preventiva. O livro Viver com ...

Élio Caetano de Assis receberá Título de Cidadão Benemérito de Jataí

02/05/2018
  O diretor da Associação Médica de Goiás, Élio Caetano de Assis, receberá amanhã, 3 ...

Atualização científica: Leia a Revista Goiana de Medicina Abril 2018

30/04/2018

Morre ex-presidente da AMG, Armando Silva Faria

28/04/2018
A Associação Médica de Goiás lamenta o falecimento de seu ex-presidente, o pediatra Armando Silva Faria. É um ...

AMG não aceita título de Doutor Honoris Causa ao Lula

17/04/2018
voltar
Associação Médica de Goiás - AMG