Setembro é o mês da conscientização da doação de órgãos em alusão ao Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, comemorado dia 27 de setembro. Neste ano, a Campanha de Conscientização da Doação de Órgãos será oficialmente lançada no dia 1 de setembro, às 9horas, na Assembleia Legislativa de Goiás.
De acordo com o Dr. Luciano Leão Bernardino da Costa, gerente da Central de Transplantes da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, a análise de índices de transplantes, mensalmente registrados em boletim encaminhado aos gestores estaduais e federais, mostram a baixa doação de órgãos e tecidos para transplantes, incapaz de atender à enorme fila de pessoas aguardando por tais procedimentos.
Segundo dados emanados do Registro Brasileiro de Transplantes em sua última edição, o Brasil possui hoje mais de 32 mil pessoas aguardando serem transplantadas, das quais mais de 1.200 em Goiás. “Em especial, transplante de rim, a maior demanda de órgãos sólidos e de córneas, primeira da fila em caso de transplantes de tecidos, que se repetem como majoritárias em todos os continentes”, pontua.