Com grande orgulho e honra, a Associação Médica de Goiás (AMG) convida a toda a classe médica para prestigiar a criação e primeira entrega da Comenda Nabyh Salum, no dia 6 de novembro, às 20 horas, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Esta honraria, de iniciativa da Associação Médica, com apoio do deputado Helio de Sousa, tem como objetivo eternizar a memória do saudoso Nabyh Salum, grande médico e mestre que tanto lutou para erguer e fortificar a entidade, sendo o responsável pela construção de sua primeira sede.
Esta primeira Comenda Nabyh Salum será entregue aos médicos Anis Rassi, Ary Monteiro do Espírito Santo, Etevaldo Marçal da Silva, Geraldo Santana e Waldemar Naves do Amaral, que traçaram sua trajetória junto a Nabyh Salum para a construção de uma Medicina de qualidade no Estado de Goiás.
Quem foi Nabyh Salum
Apaixonado pela vida, o pioneiro foi um dos idealizadores e o responsável pela construção da primeira sede da Associação Médica de Goiás, o que lhe rendeu posteriormente o título de Cidadão Goiano. Nasceu em 5 julho de 1933, em Três Corações (MG). Diplomou-se médico em 1960, pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (RJ). Fez pós-graduação em Radiologia e Medicina Nuclear.
Participou da fundação da Faculdade de Medicina da UFG, da Academia Goiana de Medicina, Sociedade Goiana de Radiologia, do Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás, além da Unimed Goiânia. Foi professor concursado da FM/UFG por 36 anos. Foi conselheiro do Conselho Regional de Medicina durante 10 anos e membro do Conselho Fiscal da Associação Médica Brasileira. Dirigiu o Hospital das Clínicas da UFG em 1984 e foi diretor e presidente da Clínica São Mateus.
Em 2015, Nabyh Salum foi eternizado na história da Associação Médica com o lançamento de uma placa com o seu nome que identificará uma das alas das novas instalações da AMG, no empreendimento Órion Business & Health Complex. Morreu aos 83 anos.