O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) promovem em maio uma série de ações com foco no diagnóstico e no tratamento precoces do glaucoma, considerado a maior causa de cegueira evitável. Neste sábado (21), ocorrerá o ponto alto da campanha, com a realização de uma maratona de atividades nas redes sociais: o 24h pelo Glaucoma. Nesta data, por meio do canal no Youtube do CBO, serão transmitidas reportagens em vídeo, entrevistas com especialistas e esclarecimentos sobre uso de medicamentos, realização de tratamentos e formas de acesso ao atendimento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a iniciativa, pretende-se conscientizar a população sobre os riscos desse transtorno e destacar a importância de fazer consultas e exames de prevenção com regularidade. De acordo com Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO, quanto antes o problema for identificado, mais cedo poderá ser iniciado o atendimento específico, com a redução de chances de complicações.
“O glaucoma é uma doença ocular que provoca a atrofia do nervo óptico. Como ele é o responsável por fazer a conexão entre o olho e o cérebro, acaba ficando comprometida a transmissão de sinais entre esses dois órgãos, o que pode levar à cegueira. De forma geral, a doença decorre do aumento da pressão intraocular. Trata-se de um processo lento, que pode progredir durante anos, até o aparecimento dos primeiros sintomas”, ressaltou o presidente do CBO.
Também serão exibidos depoimentos de pacientes e de celebridades com alertas sobre a necessidade de prevenção contra essa doença. Nomes como os dos cantores Almir Sater e Carlinhos Brown, dos atores Caco Ciocler e Tony Ramos, das atrizes Beth Goulart e Maria Clara Gueiros, e da empresária Luiza Helena Trajano já empenharam apoio à iniciativa. Outras informações sobre a campanha do CBO e da SBG podem ser acessadas no site https://www.24hpeloglaucoma.com.br/