MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CENSO:
Ao criar o programa Mais Médicos, o governo federal afirma que o Brasil não tem quantidade adequada de médicos para atendimento da população brasileira, porém não diz quantos, onde e em quais especialidades. É uma afirmação sem fundamentos precisos.
Uma das medidas da Associação Médica Brasileira (AMB) para dar resposta ao governo federal é a realização do Censo Médico 2013, tendo como base as fontes primárias, ou seja, os próprios médicos, e não somente documentos secundários sobre demografia.
A pesquisa irá apontar quantos médicos de fato exercem a medicina e suas especialidades, onde estão localizados, como está distribuída a dedicação para a assistência, ensino e pesquisa, administração e/ou atividades não médicas, além de indicar a movimentação dos médicos pelo Brasil nos diferentes momentos de sua carreira.
Com o Censo Médico, a AMB pretende aprofundar o conhecimento do perfil dos médicos brasileiros para a formulação de políticas consistentes para a assistência à saúde no Brasil. Por isso, é de extrema importância a participação de todos os médicos para que o resultado final da pesquisa demonstre a verdadeira realidade da classe médica.