Só no ano passado, 11.741 brasileiros foram internados por terem se envolvido em acidentes com bicicleta, o que gerou um custo de mais de R$ 14 milhões ao Sistema Único de Saúde. “Infelizmente não há dados sobre quantas dessas pessoas ficaram com sequelas irreparáveis, que muito provavelmente incluem traumas na cabeça, na coluna, nas pernas e nos braços com sérios reflexos em suas vidas, como afastamento do trabalho, perda da capacidade de realizar tarefas cotidianas simples e até mesmo pedalar”, alerta o ortopedista Leandro Knewitz, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Goiás e especialista em Medicina Esportiva.
Por acreditar que todos podem conviver no trânsito – ciclistas, motoristas e pedestres –, a SBOT fará campanhas online e presenciais durante todo o mês de agosto para conscientizar e incentivar a população a pensar e agir com cidadania e segurança. Em comum, todas as peças publicitárias vão explorar o lado positivo de pedalar e terão como pano de fundo o atual avanço do uso da bicicleta em todo o país, que tem acontecido por diversos motivos, entre eles baixo custo, rapidez, praticidade, saúde e preocupação ambiental.
Direitos e deveres de ciclistas:
• Acessórios exigidos por lei: buzina, espelho e adesivos refletores na frente, atrás, nas laterais e nos pedais da bicicleta.
• Acessórios altamente recomendados, mas não obrigatórios: cotoveleira, joelheira e capacete.
• Pedalar na calçada: só é permitido se houver sinalização autorizando o tráfego, caso contrário é preciso descer da bike e empurrá-la pela calçada.
• Circulação na rua: o ciclista deve transitar perto das bordas da pista, sempre na mão dos carros, e nunca guiar de modo agressivo, por exemplo, no corredor dos carros ou costurando entre eles.
• Respeitar o semáforo: o ciclista não se deve passar no sinal vermelho.
• Pedalar alcoolizado: pode resultar em multa e até prisão.
Fonte: Código de Trânsito Brasileiro
Em tempo: o Dia do Ciclista é celebrado em 19 de agosto, data que entrou no calendário oficial do país e foi aprovada com o propósito de estimular o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável e plural, além de aprimorar e criar oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito. Trata-se de uma homenagem ao biólogo brasiliense Pedro Davison, de 25 anos, que morreu atropelado em 2006, em Brasília, enquanto pedalava no Eixão Sul, uma via expressa da capital federal, que é fechada ao tráfego de veículos aos domingos para se transformar numa área de lazer.