Cerca de 600 pessoas estão reunidas para a 27ª edição do Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (ECAM), que está sendo realizado no Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás. O encontro irá até esta sexta-feira, 18.
Esta é a primeira vez na história do ECAM que o Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM/UFG) assumiu sua presidência, no nome do Dr. Frederico Barra de Moraes. “As aulas estão sendo ministradas por professores gabaritados de todo o Estado, além de convidados nacionais”, afirma o presidente.
Na programação, temas gerais como dor, cirurgia plástica e reabilitação. Hoje, 17, serão abordados assuntos como Medicina do Esporte, Traumatologia, Medicina Estética e Micro-cirurgia.
Defesa de Classe
Amanhã, 18, a programação terá temas relacionados à Defesa Profissional do Médico, com a discussão de Mais Médicos e Mais Especialistas. O presidente da AMG, Dr. José Umberto, ministrará a aula Defesa Médica Profissional, às 8h30min. Também serão debatidas as perspectivas de futuro da Medicina.
De acordo com o Dr. Frederico Barra, o objetivo é mostrar para os alunos e médicos já formados que se um classe não for unida, ela certamente não conseguirá alcançar seus objetivos. “Temos observado que, principalmente nos últimos dez anos, a Medicina tem sido deteriorada como classe justamente pela falta de união. Devemos ter um poder de discussão para mudar a realidade das políticas públicas”, analisa.
Concomitante ao ECAM, está acontecendo o Congresso de Ética Médica. Todos os médicos estão convidados a participar deste encontro.
Confira as fotos da solenidade de abertura realizada ontem, 16: