Eleição do CFM será em agosto

Médicos de todo Brasil elegerão entre os dias 25 e 27 de agosto os novos conselheiros que representarão seus estados no Conselho Federal de Medicina (CFM) nos anos de 2014 a 2019.

A votação pode ser realizada das formas presencial, por correspondência ou mista. Para o voto por correspondência, o Cremego informa que as cédulas, os envelopes para envio dos votos e as instruções para votação já foram encaminhados para os endereços constantes no cadastro dos médicos no Conselho. Só será considerado válido o voto que tiver a chancela da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A correspondência deve chegar até às 18h da data limite do encerramento das eleições.

Estão obrigados a votar médicos em pleno gozo dos direitos políticos e profissionais inscritos no CRM. Quem estiver em débito com a entidade não poderá votar. A participação no pleito é facultativa somente para os profissionais com mais de 70 anos.

O mandato dos membros terá duração de 5 anos, com a posse em 1º de outubro e encerramento em 30 de setembro de 2019. Ao tomar posse formalmente no cargo, o conselheiro assume uma série de obrigações legais e institucionais. Segundo o CFM, entre as suas obrigações está o estudo das denúncias, consultas ou outros documentos para os quais tenha sido designado e a atuação ativa nos trabalhos do conselho.

Em Goiás

As eleições em Goiás serão no dia 25 de agosto. De acordo com o Cremego, a votação presencial acontecerá das 8 às 20 horas em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Nas demais cidades do interior, a votação será por correspondência.

Duas chapas foram inscritas para disputar a eleição para a escolha dos novos conselheiros efetivo e suplente que representarão o Estado. A Chapa 1 – Ética e responsabilidade é formada pelos médicos Salomão Rodrigues Filho e Lueiz Amorim Canedo. A Chapa 2 – Mudança com Ética é formada por Nelson Remy Gillet e Eliana Sarto Frota.

Compartilhar

Compartilhar

O conteúdo do site AMG pode ser acessado em Libras usando o VLibras