Realizado pelo Instituto Oncoguia, o Fórum promoverá debates em torno dos principais desafios da atenção oncológica no Estado de Goiás. Evento acontece no dia 01/08, no Hotel Blue Tree Towers Goiânia
Debater as possíveis soluções para os principais desafios da atenção oncológica no Estado do Goiás. Este é o objetivo do IV Fórum Regional de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia, que acontece em Goiânia, no dia 1º de agosto, entre às 8h e 17h30.
Trata-se de uma iniciativa do Instituto Oncoguia, entidade sem fins lucrativos que tem por missão promover o acesso do cidadão à informação, prevenção, diagnóstico, tratamento e qualidade de vida, para acabar com o preconceito, o sofrimento e as mortes causadas pelo câncer.
Goiânia é a quarta cidade que sedia a edição regional do evento. A primeira edição foi realizada na cidade de Recife/PE, a segunda no Rio de Janeiro/RJ e a terceira em Curitiba, em maio deste ano.
Há 3 anos, o Instituto Oncoguia realiza, em São Paulo, o Fórum Nacional de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia. A 4ª edição acontece nesse ano.
A programação
O IV Fórum Regional de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia tem programação dividida em três eixos: Eixo SUS, Eixo Saúde Suplementar e Eixo Direitos dos Pacientes. Para compor as mesas de discussões foram convidadas importantes instituições, especialistas e autoridades em oncologia e políticas de saúde.
Representantes da Associação de Combate ao Câncer de Goiás – entidade mantenedora do Hospital Araújo Jorge – e da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), além de outros grupos de interesse, foram chamados para participar dos debates.
A presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, explica que a programação do Fórum foi formatada a partir das demandas do paciente, observadas nos Programas de Atendimento ao Paciente e no acompanhamento constante da entidade às ações de políticas públicas em oncologia no Estado de Goiás.
“Convidando à discussão os atores sociais responsáveis pela gestão e prestação dos serviços de atenção oncológica, estamos colaborando com a promoção de um debate construtivo para a transformação da realidade do câncer em Goiás”, afirma.
Holtz comenta que diagnósticos tardios e demora para o início dos tratamentos (resultados de um sistema de regulação em saúde que ainda apresenta ineficiências) serão temas prioritários de discussão do Eixo SUS.
No Eixo Saúde Suplementar, entre outros assuntos, compõe os debates a necessidade de uma ampla revisão no rol de procedimentos de cobertura obrigatória pelos Planos de Saúde, com destaque à inclusão quimioterapia oral, tema que repercutiu na apresentação de Projeto de Lei hoje em tramitação na Câmara dos Deputados (PL 3998/12). No terceiro Eixo (Direitos dos Pacientes), serão discutidos os benefícios legais socioeconômicos dos pacientes do Estado de Goiás.
Para realizar inscrições gratuitamente, acesse o Portal Oncoguia http://migre.me/fd52U ou ligue no 0800 7731666.
SERVIÇO
IV Fórum Regional de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia – Edição Goiás
Dia 1 de agosto – Hotel Blue Tree Towers Goiânia (Rua 22, 122 Quadra E9 – Lote 53/55 Setor Oeste – Goiânia – GO).
CREDENCIAMENTO A PARTIR DAS 7H30
8h00 às 8h30 – Abertura
8h30 às 10h30 – [Eixo SUS] Mesa 1: “Tirando o Paciente da Fila” – Regulação da Assistência ao Paciente com Câncer
10h30 às 10h45 – Coffee Break
10h45 às 12h30 – [Eixo SUS] Mesa 2: Garantia de Acesso ao tratamento rápido e de qualidade – a melhor saída contra a judicialização
12h30 às 13h45 – Almoço
13h45 às 15h45 – [Eixo SAÚDE SUPLEMENTAR] Mesa 3: Garantia de atendimento e ampliação de cobertura – Quimio Oral e Revisão do Rol
15h45 às 16h00 – Coffee Break
16h00 às 17h30 – [Eixo DIREITOS DOS PACIENTES] Mesa 4: Garantindo os Direitos do Paciente com Câncer – Conversa sobre benefícios legais socioeconômicos
Sobre o Instituto oncoguia
O Instituto Oncoguia é uma entidade sem fins lucrativos com sede na capital paulista, fundada em 2009 com a missão de promover o acesso do cidadão à informação, prevenção, diagnóstico, tratamento e qualidade de vida, para acabar com o preconceito, sofrimento e as mortes causadas pelo câncer. Composta por equipe multidisciplinar de profissionais da área da saúde, direito e comunicação, o Instituto Oncoguia desenvolve projetos em 4 núcleos: Educação em Saúde; Apoio ao Paciente, Advocacy e Informação de Qualidade. Dentre os principais projetos estão o Portal Oncoguia (o maior e mais completo canal de informações brasileiro em oncologia), o Programa Navegador (na comunidade M´Boi Mirim) e o Programa de Apoio ao Paciente com Câncer, em que, por meio de ligações gratuitas, o paciente de qualquer lugar do Brasil pode tirar dúvidas a respeito de seus direitos, tratamentos e qualidade de vida.
WWW.oncoguia.org.br/ 0800 773 1666