Fonte : Cremego –
A decisão foi aprovada em assembleia realizada ontem, que aprovou também a intensificação de visitas a unidades de saúde de todo o Estado para esclarecer a população e mobilizar os médicos
Em Assembleia Geral Extraordinária Permanente (AGEP), convocada pelo Simego e realizada na noite de 31 de julho na sede do Cremego, os médicos goianos aprovaram que vão seguir o calendário nacional de mobilização da classe médica por melhorias na saúde pública e pela derrubada dos vetos à lei que regulamenta o exercício da medicina no Brasil e da Medida Provisória que cria o Programa “Mais Médicos”.
A assembleia encerrou os dois dias de protestos dos médicos, realizados nos dias 30 e 31 e que incluíram a suspensão dos atendimentos eletivos, uma passeata pelas ruas de Goiânia, um ato público em frente ao Paço Municipal goianiense e uma reunião dos representantes das entidades médicas com o prefeito da capital, médico Paulo Garcia (PT).
Além do acompanhamento do calendário nacional das entidades médicas, após amplo debate, a AGEP deliberou pela criação imediata de um Comando de Mobilização que visitará as unidades de saúde de todo o Estado para esclarecer a população e mobilizar a categoria, reforçar a campanha publicitária com propagandas na televisão, rádio, panfletos, cartazes, adesivos, entre outros.
No dia 8 de agosto, será realizada uma audiência pública sobre o “Mais Médicos” no Congresso Nacional. O Comitê das Entidades Médicas de Goiás (Cemeg), formado pelo Cremego, Associação Médica de Goiás (AMG) e Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), conclama todos os médicos e acadêmicos de medicina a se dirigirem à Brasília e se juntarem aos colegas de todo o país a fim de lotarem as galerias do Congresso Nacional e, assim, pressionar os parlamentares a aprovarem a derrubada da MP 621/2013 e dos vetos ao Ato Médico.
Após o dia 10, quando termina o cronograma de mobilizações já aprovado, as entidades médicas vão avaliar o movimento e deliberar novas ações. Hoje (1º), o presidente do Cremego, Salomão Rodrigues Filho, participa de uma reunião das entidades médicas nacionais para avaliar as últimas ações da mobilização em todo o País. O encontro acontecerá em Brasília (DF). A AGEP do Simego ficou aberta em caráter permanente e uma nova assembleia está marcada para o dia 13 de agosto.
E importante que médicos e acadêmicos fiquem atentos aos informativos das entidades médicas e que participem das mobilizações.
Confira calendário de mobilizações já aprovado para agosto
Dia 8: Audiência pública no Congresso e realização do Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem) – Marcha dos Médicos à Brasília.
Dia 9: Realização do Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem)
Dia 10: Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem)