Professor Titular aposentado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina, o coloproctologista e cirurgião do aparelho digestivo é reconhecido pelos diversos serviços prestados na universidade
O coloproctologista e cirurgião do aparelho digestivo Hélio Moreira recebeu o título de professor emérito em Assembleia Universitária, realizada no dia 6 de março, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. A homenagem, outorgada pelo Conselho Universitário da UFG, é um reconhecimento da vasta folha de serviços prestados pelo professor enquanto docente da FM e médico do Hospital das Clínicas.
Hélio Moreira é professor titular aposentado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina com especialidade em Coloproctologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Além de exercer o magistério, ocupou vários cargos acadêmicos, entre eles curador da UFG, membro de comissões examinadoras de dissertações e teses de Mestrado e Doutorado e chefe do Serviço de Proctologia e do Departamento de Cirurgia da FM, por sucessivos períodos.
No campo administrativo, foi diretor executivo da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade (Fundahc) de 2003 a 2007. Publicou grande número de trabalhos científicos, com um total de 187 participações em revistas médicas, além da autoria de capítulos em livros técnico-científicos, com participação em 56 publicações.
Dedicado à literatura, possui quatro livros científicos publicados. Dentre eles, Hemorróidas – Manual para Paciente; Atualização em Coloproctologia – Editora Escaleno – 1992; Conceitos em Coloproctologia – Editora Escaleno – 1993; e Atualidade em Coloproctologia – Editora Byk, em 1996.
Além do campo da ciência, publicou cinco livros chamados Entre o Sonho e a Realidade – Do Brasil dos Anos 60 à Rússia dos Anos 90 – Editora Kelps, 2001 –Memórias; O Último Desbravador do Império – Editora Kelps. 2005 –Romance histórico; Vá, Disse-me Ela, Procure as Estrelas do seu Firmamento –Editora Kelps, 2007 – livro comemorativo da posse do autor na Academia Goiana de Letras; Deixe-me Contar Enquanto me Lembro – Editora Kelps – 2009 –Crônicas: e Alma do Sertanejo – Editora Kelps – 2011 –Crônicas.
Pelo merecido trabalho prestado à população e a ciência médica, Hélio Moreira já recebeu, ao longo de sua vida, diversos prêmios e láureas, com destaque para o título de Doutor Honoris Causa outorgado, em agosto de 1989, pela Universidade de Alfenas (UNIALFENAS), Alfenas (MG), sua cidade natal.