Obra relembra os primórdios das especialidades e destaca grandes nomes de médicos que ajudaram a construir e desenvolver a neurocirurgia e a neurologia no Estado
A comunidade médica goiana ganhou mais uma fonte de onhecimento e pesquisa. O livro História da Neurologia e da Neurocirurgia em Goiás, lançado no dia 3 de maio, no IV Congresso Goiano de Neurocirurgia, evidencia a memória e os avanços destas especialidades que crescem a nível teconológico e humano. A obra foi escrita pela jornalista Elaine Freitas em parceria com a Contato Comunicação.
O livro faz um aparato da história da neurologia mundial, brasileira e goiana, com o merecido reconhecimento aos profissionais que construiram e desenvolveram a especialidade no Estado e muito contribuiram para o fortalecimento e aperfeiçoamento da neurologia nos setores públicos e privados.
A história de neurocirurgia é contada a nível nacional, evidenciando o progresso da especialidade no Brasil desde a criação da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, em 1957, até os dias atuais, quando se projeta no cenário mundial como a terceira maior do mundo na especialidade. Seu desenvolvimento em Goiás é analisado a partir da reestruturação da Sociedade Goiana de Neurocirurgia, em 1999. Destaque para os médicos Orlando Arruda, Ruy Carneiro, Paulo Guimarães e Samyr Helou que ajudaram a edificar a história da neurocirurgia goiana.
O livro pode ser adquirido na Contato Comunicação pelo telefone 3224-3737 ou pelo email cassiana@contatocomunicacao.