Em mais uma ação de grande visibilidade e credibilidade em favor de seu associado, a Associação Médica de Goiás (AMG) lançou, oficialmente, no dia 21 de novembro, sua Biblioteca Virtual que será, certamente, um grande avanço científico para toda a Medicina no Estado de Goiás. O evento, realizado no auditório do Cremego, contou com a presença do secretário da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Gabriel de Almeida, e da bibliotecária Miriam Carvalho, responsável pela implantação do projeto na Associação mineira, há mais de 20 anos.
O presidente da AMG, José Umberto Vaz de Siqueira iniciou o evento agradecendo a presença de todos os presentes, em especial à equipe da AMMG, que realizou a parceria com a entidade goiana. “Este convênio é uma grande conquista para a nossa Associação. Um convênio de praticamente “pai para filho”, tamanha generosidade da Associação de Minas Gerais. Somos gratos por esta parceria e sabemos que certamente rendará bons frutos”, ressaltou.
Com a palavra, Gabriel de Almeida agradeceu o convite e ressaltou que a AMMG está empenhada para que esta parceria com a AMG deslanche. “É a primeira vez que temos a oportunidade de levar a Biblioteca Virtual da AMMG além de Minas Gerais”, frisou. Ele explicou que a Biblioteca possui sócios de outros Estados, porém esta parceria entre entidades é pioneira em todo o Brasil. “Em 20 anos, temos observado um grande aumento da adesão de nossos associados. Espero que vocês possam se apaixonar pela Biblioteca Virtual assim como nós somos apaixonados”, declarou.
A bibliotecária Miriam Carvalho, coordenadora da Biblioteca Virtual, explicou o projeto, destacando todos os benefícios que os serviços oferecem aos médicos. Ela frisou que a Biblioteca possibilita aos associados aprimorar seus conhecimentos e consequentemente utilizar o seu saber científico a favor do paciente. “Acompanhar toda a produção científica fica complicado para o médico, principalmente devido ao seu tempo de idas e vindas do consultório e também pelo custo que é alto”, relatou.
A Biblioteca Virtual, hoje, possui mais de 3 milhões de artigos científicos gratuitos em sua plataforma, tendo mais de 7 mil títulos disponíveis em todas as especialidades médicas. Além disso, a pesquisa bibliográfica é feita em plataformas como Medline, Pubmed e Lilacs, grandes referências das produções científicas em todo o mundo.
Miriam explicou que o acesso à base de dados pode ser feito de casa, por qualquer dispositivo que tenha acesso à internet. “Uma equipe de bibliotecários fica à disposição para tirar as dúvidas e auxiliar na busca dos melhores artigos nos principais jornais e revistas centíficas do mundo, que se adequem ao estudo do médico, por especialidade”, detalhou.
QUEM ESTAVA LÁ
“Tive a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado pela Biblioteca Virtual, em Minas Gerais. É um trabalho brilhante. Levando-se em consideração os grandes custos que o médico tem para acessar as principais revistas científicas do mundo, esta Biblioteca oferece um serviço praticamente gratuito para o médico, que para acessá-la apenas precisa estar adimplente na Associação Médica de Goiás. Um março para a nossa história. Teremos mais facilidade para a nossa atualização científica, estando linkados com os principais artigos científicos do mundo”. (Rui Gilberto Ferreira, diretor da Associação Médica de Goiás)
“Por coincidência, estive na Academia Americana e lá procurei um convênio entre SBOT-GO e Elsevier com o objetivo de oferecer ao nosso sócio uma plataforma de acesso científico. Para 200 associados, o custo seria de 10.000 dólares por ano, para ter acesso a revistas de Ortopedia. Conhecendo a Biblioteca Virtual, com um custo tão baixo para o associado, estou encantado. É uma ferramenta de fundamental importância, de grande interesse para os ortopedistas e certamente para médicos de todas as especialidades. Nosso objetivo é trazer o ortopedista para dentro da Associação Médica para ter acesso a este benefício”. (Marcelo Torres, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional de Goiás)
“Não tenho dúvida da qualidade desta ferramenta. Um grande ganho para todos os médicos, especialmente para os médicos do interior. Queremos conhecer esta parceria de perto para também colaborar e participar juntamente com os associados da SGGO. Acredito que os ginecologistas e obstetras de nosso Estado farão bom uso da Biblioteca Virtual para manterem-se atualizados”. (Maurício Machado, presidente da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia)
A BIBLIOTECA VIRTUAL
A Associação Médica de Goiás disponibiliza a Biblioteca Virtual para todos os médicos associados da entidade, gratuitamente. Além da busca gratuita dos artigos já cadastrados na plataforma, o médico possui uma cota anual de R$900,00 para compra de artigos não gratuitos que, posteriormente, serão liberados para visualização de todos aqueles que acessam a Biblioteca.
Entenda os serviços:
– Busca de artigos científicos
Permite a cópia de documentos científicos (artigos, teses, capítulos de livros) localizados em bibliotecas de qualquer lugar do país e no exterior.
– Pesquisa bibliográfica
Proporciona o acesso à literatura produzida em todo o mundo sobre determinado assunto através das principais bases de dados: Medline, Pubmed e Lilacs.
– Alerta bibliográfico
Envio de alertas online, semanalmente, monitorados pela biblioteca por temas e revistas escolhidos pelo usuário sempre que houver novidades em sua área.
– Assessoria científica em eventos
É uma proposta de cooperação técnica-científica entre a Biblioteca Virtual da AMMG e as sociedades de especialidades médicas. Viabiliza o acesso dos palestrantes aos artigos científicos sobre os temas das palestras/mesas/aula, além de ampliar e facilitar o acesso dos participantes dos congressos à informação científica, e organização do conteúdo científico recuperado.
– Newsletter
Rastreador semanal das principais notícias da área médica divulgadas pela imprensa, todas com referência de artigos científicos relacionados.
– Feed de artigos
Permite acompanhar os novos artigos que deram entrada na base de dados da Biblioteca Virtual antecipando as necessidades do associado.