Fonte : Ipasgo –
A partir desta segunda-feira (28/7), a solicitação de exames pelo Ipasgo Saúde passará a ser feita exclusivamente em meio eletrônico, pelo o site do Istituto (www.ipasgo.go.gov.br). Segundo o Ipasgo, a mudança visa, além de agilizar o processo, garantir o sigilo dos dados clínicos do usuário.
Desde o dia 8 de abril, a solicitação de exames já está sendo realizada no site, mas até agora, os pedidos em papel ainda estavam sendo aceitos. Este período, de mais de 90 dias, foi de testes e ainda para que o prestador se familiarizasse com o novo sistema. Está disponível no portal, desde o último dia 25 de março, um Manual Explicativo contendo o passo a passo para o cadastro das solicitações em meio eletrônico. Desde então, o serviço de Help Desk do Instituto está à disposição do prestador para tirar dúvidas.
Para os médicos credenciados ao Ipasgo basta entrar no Portal do Prestador e fazer o cadastro da solicitação dos exames. O site gerará um protocolo que será entregue ao usuário, que agendará o procedimento no laboratório ou clínica credenciada de sua preferência. Quando for fazer os exames o usuário deve levar o protocolo para conferência, mas o estabelecimento de saúde também vai acessar a solicitação pelo site do Ipasgo. Médicos não credenciados ainda poderão solicitar o exame, mas devem se cadastrar no site do Ipasgo para solicitar exames por meio de usuário e senha. Somente para pacientes internados ou em atendimento em pronto-socorro, as solicitações de exames continuarão a ser feitas no formulário de papel próprio do Ipasgo.
Esta é mais uma medida do processo de modernização e informatização do sistema de atendimento do Instituto. De 2011 a 2014 foram mais de R$ 17 milhões aplicados em TI. De acordo com o Ipasgo, esta política trouxe inúmeros benefícios para todas as partes envolvidas na prestação de serviços e principalmente, para os usuários. A auditoria eletrônica de procedimentos, a emissão de guias pelo site, a entrega de faturas digitais foram algumas das ferramentas implantadas pelo Ipasgo e que gerou, entre outros avanços, a agilidade na liberação dos procedimentos, no trâmite das faturas e consequentemente no pagamento das mesmas, maior segurança nos processos e economia. Dúvidas sobre a adoção do novo sistema podem ser sanadas no telefone 3238-2620.