O presidente da Associação Médica de Goiás (AMG), Rui Gilberto Ferreira, reuniu-se, no dia 30 de julho, com o secretário Estadual de Saúde, Antonio Faleiros, para reivindicar o pagamento do bônus salarial de R$ 2,5 mil mensais aos médicos aposentados e aos contratados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) que estejam à disposição de outros órgãos, como o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Essa reivindicação já tinha sido apresentada, no dia 25 de julho, ao governador Marconi Perillo.
O bônus começou a ser pago em maio e, atualmente, beneficia apenas os médicos contratados pela SES que atuam nas unidades da rede pública estadual de saúde. O secretário informou que está fazendo um levantamento do número de médicos à disposição, que ele calcula que gira em torno de 200.
Posteriormente, de acordo com Antonio Faleiros, será avaliado o impacto que o atendimento da reivindicação da AMG terá nas despesas do Estado. “A SES dará encaminhamento às solicitações, que serão analisadas por técnicos da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan), órgão é o responsável por avaliar a viabilidade dos pedidos”, informou o secretário.
A expectativa do presidente da AMG é que a reivindicação seja atendida. A presidente da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia, Zelma Bernardes Costa, também participou da reunião na SES.