A Associação Médica de Goiás se sente honrada com a posse de seu presidente, Dr. Washington Luiz Ferreira Rios, como membro titular da Academia Goiana de Medicina. A cerimônia ocorreu no dia 05 de setembro de 2025, marcando um momento histórico para a instituição e para a trajetória do médico.
O Dr. Washington foi empossado na cadeira nº 20, que tem como patrono o Dr. Francisco Ayres, como acadêmico fundador, o Dr. Wilton Adriano da Silva (in memoriam), e como acadêmico titular o Dr. Maurício Sérgio Brasil Leite, que ascendeu à categoria de emérito.
A solenidade foi prestigiada por representantes de entidades médicas, personalidades políticas, familiares e amigos, que acompanharam este momento de reconhecimento e celebração.
O presidente da Academia Goiana de Medicina, Dr. Waldemar Naves do Amaral, membro da Academia Nacional de Medicina, deu as boas-vindas ao Dr. Washington. “As Academias começaram a ser implementadas nos jardins da Grécia antiga, os filósofos queriam encontrar-se para discutir assuntos relevantes. As Academias, hoje, se enquadram como entidade representativa da classe médica. Nesta linha, portanto, quero cumprimentar o professor Washington, amigo de longa data, que tem uma vivência acadêmica importante. Dizer que ele é muito bem-vindo e que doravante é um imortal e um vitalício”, anunciou.
Em nome dos acadêmicos, o Dr. Rui Gilberto Ferreira contou a história do Dr. Washington, suas raízes, trajetória profissional, dedicação às entidades e amor e zelo pela família. Segundo ele, “Dr. Washington ainda dispõe de muita jovialidade, portanto vai continuar sua caminhada lutando com inteligência, competência e sucesso”. Ele acrescentou que o novo membro empossado “desenvolveu habilidades para enfrentar com firmeza os desafios da vida, aceitar a posição dos outros sem ofendê-los e consegue ser sempre muito gentil com as pessoas”, salientou. “A comunicação é imprescindível para amenizar conflitos. O Dr. Washington é detentor dessa virtude”, concluiu.
Em seu discurso de posse, o presidente da AMG agradeceu a confiança, enalteceu nomes importantes em sua trajetória profissional e pessoal, e ressaltou o compromisso com a medicina. “Participar do trabalho realizado por estes nobres confrades e confreiras da Academia Goiana de Medicina é, para mim, motivo de muito orgulho e responsabilidade. É uma honra passar a conviver com tão ilustres profissionais, que agora passo a chamar de colegas”, ressaltou. “O trabalho será árduo, porém com certeza, muito gratificante. Contribuir para a proteção e melhoria da medicina e da assistência médica no Brasil, passa a ser um norte”, completou.
Ao encerrar, Dr. Washington destacou: “quero agradecer os confrades e confreiras por me confiarem à cadeira número 20 desta nobre casa, e ciente da importância deste título, reitero meu juramento e prometo respeitar e cumprir os princípios estabelecidos no Estatuto Social e no Regimento interno da Academia Goiana de Medicina, sempre visando à melhora das condições da atuação médica no Brasil. Sempre na defesa da ciência, da docência, da ética e princípios morais que norteiam a nobre arte de ser médico”.





