A Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, da SBD, chegou ao exterior. No dia 07 de maio, o trabalho de Assessoria de Imprensa desenvolvido em 2012 pela Approach Comunicação para a Campanha conquistou o prêmio Sabre Awards, conferido pelo The Holmes Report, instituição que premia ações de comunicação e Relações Públicas. O Sabre teve mais de 1.800 cases inscritos A Approach foi a vencedora na categoria Non-Corporate Associations, com o case “Skin Cancer Prevention: An Annual Battle for Access to Information” (Prevenção do Câncer da Pele: uma batalha anual pelo acesso à informação).
Em sua 13a edição, a campanha já tinha consolidado excelentes índices de atendimento. Em 2012, o desafio era manter a atenção do público e estabelecer um marco no calendário de saúde nacional, com a criação do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele.
A Approach adotou a estratégia de maximizar a visibilidade da Campanha em todos os tipos de mídia: impressa, audiovisual e eletrônica. O foco principal estava nos jovens e nos pais de crianças pequenas, já que estes são os dois grupos que, tradicionalmente, demonstram menos cuidado com a foto proteção. Com um grande time de comunicação em campo, a imprensa de Norte a Sul do Brasil recebeu informações sobre a campanha, para estimular o público a procurar os postos de atendimento gratuito mantidos pela SBD.
Além disso, em parceria com a SBD, a Aprroach desenvolveu pautas especiais voltadas aos dois grupos prioritários, os jovens, as crianças e seus pais. A estratégia gerou excelentes resultados. No total, as ações de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas contabilizou 790 matérias veiculadas em importantes jornais, revistas, emissoras de TV e rádio e sites do país.
A presença constante de informações na mídia foi fundamental para alavancar pelos postos de atendimento gratuitos. Em um único dia, 30 mil pessoas foram atendidas, das quais 12,51% foram diagnosticadas e encaminhadas para tratamento. “O maior objetivo do exame preventivo gratuito realizado pela SBD no Dia Nacional de prevenção ao Câncer da Pele é transmitir nossa mensagem ao maior numero possível de pessoas, para reduzir a ocorrência do câncer da pele no país.
E este é o projeto que a SBD fez em parceria com a Approach: tentar reduzir o câncer da pele no Brasil, informando ao público sobre quem está em risco, direcionando para os atendimentos gratuitos e informando sobre o que pode ser feito para evitar a doença”, afirmou o Dr. Marcus Maia, Coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Assim, a premiação internacional evidencia a excelência de uma ação de utilidade pública da máxima importância, e alavanca o sucesso de nossa campanha. Parabéns a todos os envolvidos!