A Associação Médica de Goiás promoveu hoje, 5 de junho, a primeira edição do ciclo de palestras “Suicídio: é possível prevenir”, no Clarion Hotel. O encontro, que reuniu a classe médica e demais profissionais da saúde, teve como palestrantes o psiquiatra Thiago Fonseca, que debateu o Comportamento Suicida, e o ginecologista Gilberto de Matos que falou sobre Espiritualidade e Suicídio.
Thiago Fonseca destacou que pessoas que cometem suicídio normalmente dão alguma pista ou aviso e a maioria delas são ambivalentes. Ele também falou sobre alguns fatores de risco do suicídio entre a classe médica, dando como exemplo o perfeccionismo. “Entre médicos suicidas que procuram ajuda, mais de 50% que mais tarde cometeram suicídio foram diagnosticados com condições psiquiátricas, mas não foram hospitalizados antes da morte”, acrescentou o psiquiatra.
Gilberto de Matos falou sobre a importância da espiritualidade na prevenção do suicídio. “A espiritualidade é a propensão humana de buscar significado na vida”, conceituou. Ele listou efeitos do envolvimento religioso contra o suicídio, como a autoestima e os objetivos para a vida. Para finalizar falou sobre a conhecida frase Tome cuidado com o vazio de uma vida ocupada demais. “Vida ocupada demais não é apenas trabalhar, é não exercitar o amor, não olhar a natureza, não alimentar o seu eu existencial”, salientou