O médico e professor Celmo Celeno Porto será empossado, hoje, 28 de abril, como membro honorário da Academia Nacional de Medicina. A honraria representa o reconhecimento do trabalho científico, literário, acadêmico e social realizado pelo médico em prol do desenvolvimento da Medicina brasileira. A Associação Médica de Goiás parabeniza Celmo Porto e enfatiza sua importância e real contribuição para o aprimoramento e formação científica de centenas de médicos goianos.
Fundador e primeiro presidente da Academia Goiana de Medicina, Celmo Celeno Porto nasceu em 16 de março de 1934 e formou-se em 1958 pela Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais. Pela mesma faculdade, defendeu seu doutorado e três anos depois veio para Goiânia, quando foi aprovado em concurso para professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.
É especialista em cardiologia e clínica médica pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, respectivamente. Ex-diretor científico da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e presidente da Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Recebeu o título de Professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás e a Comenda Cora Coralina, do Conselho Estadual do Idoso, pela contribuição no ensino no que diz respeito ao atendimento a pacientes idosos.
Durante o Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado de 18 a 21 de setembro de 2005, em Porto Alegre, foi agraciado com o Prêmio Destaque no Ensino da Cardiologia.
Dentre suas obras publicadas estão “Exame clínico”, “Semiologia médica”, “Doenças do coração”, “Vade mecum de clínica médica” e a biografia do próprio pai, Calil Porto, intitulado “O menino e a borboleta”. Seus livros estão sendo traduzidos para o espanhol por professores da Universidade Federal de Buenos Aires.