Discussões relativas ao dia a dia do consultório e temas de defesa profissional permeiam o evento, que será realizado de 12 a 14 de junho no Centro de Convenções de Goiânia
Os preparativos para o 2º Congresso Goiano de Ginecologia e Obstetrícia, anteriormente denominado 38ª Jornada Goiana de Ginecologia e Obstetrícia, estão adiantados. Agendado para os dias 12, 13 e 14 de junho, no Centro de Convenções de Goiânia, o evento, que traz o tema principal “Revendo Conceitos”, começará com os cursos pré-congressos, quando serão abordados os assuntos “Estética Genital Feminina” e “Assistência ao Parto Normal”.
A solenidade de abertura será no começo da tarde e o dia será coroado por uma happy hour, que reunirá os congressistas e representantes de laboratórios. A estimativa da SGGO é de receber 500 participantes, dentre palestrantes, acadêmicos, residentes, acompanhantes e áreas afins, não só de Goiás, como de diversas partes do país.
A programação científica foi cuidadosamente elaborada, com palestrantes de renome nacional e internacional que discutirão e abordarão assuntos da atualidade de interesse dos congressistas. Para as palestras de ginecologia estão confirmadas as presenças de Afonso Celso Pinto Nazário (SP), Carlos Alberto Ruiz (RJ), Cesar Eduardo Fernandes (SP), Isabel Cristina Chulvis do Val (RJ), Manoel João Bastista Castelllo Girão (SP), Nilma Antas Neves (BA), Otacílio Figueiredo Netto (SC), Paulo Cézar Feldner Jr (SP) e Tomas Yung Jonn Kim (SP). Em obstetrícia o evento contará com as palestras de Antonio Carlos Vieira Cabral (MG), Evaldo Trajano Filho (DF), Francisco Mauad Filho (SP), James José de Carvalho Cabidé (BA), Gregório Lorenzo Acácio (SP), Marcelo Zugaib (SP) e Paula Andréa de A. Salles Navarro (SP).
Na área de ginecologia haverá temas como “Câncer de mama: prevenção primária existe? Para que servem o BRCAs?”, “Terapia Anti-envelhecimento”, “Revendo conceitos em endometriose”, “Novas técnicas em videolaparoscopia”, e “Preservação da fertilidade”. Em obstetrícia serão discutidos assuntos como “Trabalho de parto prematuro: rastreamento e terapêutica”, “Emergências em obstetrícia” e “Defesa profissional em obstetrícia”. Este último tema visa informar aos obstetras em que pé se encontram as negociações com as operadoras dos planos de saúde quanto à implantação do sistema de disponibilidade obstétrica, cujas discussões foram iniciadas em dezembro do ano passado.
No campo da produção científica, que contará com apresentação de temas livres nas modalidades oral e pôster, será outorgado o prêmio Maurício Guilherme Campos Viggiano para trabalhos completos. Na área social, haverá um grande festa na noite de encerramento do congresso, com um jantar dançante, quando também serão feitos sorteios de diversos prêmios para os inscritos. “Contamos com a participação de todos os especialistas da área, sócios e não sócios da SGGO Nessa hora, considere nossas semelhanças: caminhamos e sonhamos igualmente com uma ginecologia e obstetrícia mais digna e forte para todos nós”, convida a presidente da SGGO, Zelma Bernardes Costa.