O documento, contendo a palavra “médico” em destaque, deve ser usado durante o trabalho em unidades de saúde públicas e privadas
O Cremego está recomendando aos médicos que, durante seu horário de trabalho em unidades de saúde públicas e privadas, sempre façam o uso de crachá de identificação, contendo a palavra “médico” em destaque e, ainda, o nome, foto, função e/ou cargo e, se possível, a especialidade médica do profissional. A recomendação do uso do crachá de forma legível e visível faz parte da Resolução número 89/2013, aprovada em plenária do Cremego no dia 12 de setembro.
O objetivo da resolução é garantir ao paciente o direito de saber a identificação e a qualificação dos profissionais de saúde responsáveis, direta e indiretamente, por sua assistência. O Cremego orienta o destaque da palavra “médico” em substituição ao termo “doutor” por considerar que esse título, antes reservado à classe médica, passou a ser usados por todos os profissionais de nível superior e, assim, já não mais identifica o médico.
Conselho vai fornecer os novos crachás
A Resolução Cremego número 89/2013, já disponível no site do Conselho (clique aqui e confira) e prevista para ser publicada no Diário Oficial do Estado no próximo dia 30 de setembro, entrará em vigor em janeiro de 2014. O novo crachá terá 10 centímetros de largura e 14 centímetros de altura.
O Cremego vai fornecer, de forma gratuita, um crachá a cada médico inscrito e em dia com a tesouraria. Posteriormente, o Conselho vai divulgar a forma de solicitação e de entrega deste documento.