O Comitê das Entidades Médicas de Goiás (Cemeg), formado pelo Conselho Regional de Medicina, Academia Goiana de Medicina, Associação Médica de Goiás e Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás promoveu uma festividade em comemoração a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários e outros avanços na área de saúde em Goiás. A celebração, realizada no dia 13 de junho, teve a participação de aproximadamente 500 pessoas, dentre autoridades e médicos. A Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade (Ahpaceg), a Associação dos Hospitais (Aheg), e as cooperativas médicas Unimed Goiânia e a Unicred ainda participaram do evento.
Além de comemorar, a festividade prestou uma homenagem ao governador Marconi Perillo, pelo apoio à comunidade médica e pela complementação dos valores das diárias de UTIs pagas aos hospitais privados credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a implantação do modelo de gestão hospitalar por meio de Organizações Sociais (OS). O governador agradeceu e afirmou ser uma condecoração que reforça o compromisso que tem com a saúde. “É um reconhecimento feito por quem entende do assunto, da transformação que fizemos na Saúde. Mas não vamos parar”, disse.
Durante o evento, o presidente do Cemeg e da AMG, Rui Gilberto Ferreira, discursou ressaltando a melhoria e o cuidado do governo estadual com as questões relacionadas à saúde, e o descaso do governo federal com a classe médica. “O governo brasileiro tem chicoteado a categoria médica nos últimos anos, tentando sempre nos imputar o ônus do caos instalado na saúde pública deste país. Em resposta, a classe médica tem lutado intensamente por seus ideais e levado à população o que ela merece, que é uma assistência na saúde de qualidade”, afirmou.
Presentes
Dentre as demais autoridades presentes estavam o coordenador político do Cemeg, Salomão Rodrigues Filho, presidente da Ahpaceg, Gustavo Gabriel Rassi, presidente da Aheg, Adelvânio Morato, presidente da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e diretor financeiro da Associação Médica de Goiás, Waldemar Naves do Amaral, e sua esposa a ginecologista-obstetra Mara Sandra Coelho Bezerra do Amaral, o conselheiro deliberativo da Sociedade Goiana de Neurocirurgia Francisco Azeredo, o secretário estadual de Saúde Halim Girade e o ex-secretário Antônio Faleiros.
Também participaram da solenidade o presidente da Sociedade Goiana de Oftalmologia, José Eduardo Simarro Rios, o diretor de esportes da AMG, Ruy Rocha, vice-presidente do Cremego e secretário da Sociedade Brasileira de Oftamologia Leonardo Mariano Reis, o ortopedista e vice-presidente da AMG e da SBOT-GO José Umberto Vaz de Siqueira, e o radiologista, pioneiro na medicina em Goiás e diretor financeiro adjunto da AMG, Nabyh Salum.
Entenda o plano
O Plano da Saúde prevê, a cada dois anos, acréscimo de 3% sobre o salário base inicial do servidor e de 10, 20 e 30% de adicional de titulação para especialistas, preceptores de ensino, mestres e doutores, respectivamente. O projeto atende a uma reivindicação antiga da categoria médica. “São 40 anos de espera por este Plano de Cargos e Salários. Estamos felizes com a aprovação do projeto, pois finalmente o médico é reconhecido como profissional da Medicina e por seu trabalho desempenhado na saúde pública goiana”, analisa Rui Gilberto Ferreira.