Autor : Maisa Lima – Assessoria de Comunicação da AMG
A Comissão de Saúde Complementar (Comsu) emitiu comunicado informando que os médicos de todo o País participarão de protesto nacional contra os abusos cometidos pelos planos e seguros de saúde. A mobilização, que pode incluir a suspensão do atendimento por período determinado, acontecerá em outubro.
No período de 10 a 25 de outubro, de acordo com deliberação das assembleias coordenadas pela Comissão de Honorários Médicos de cada Estado, ocorrerão manifestações públicas (atos cívicos, caminhadas, concentrações, etc.) e a suspensão de consultas e outros procedimentos por meio dos planos de saúde. Todos os casos de urgência e emergência receberão a devida assistência.
O protesto nacional integra estratégia da luta por honorários dignos, pela inserção nos contratos com as operadoras de regras claras de reajuste e de sua periodicidade e pelo fim da interferência antiética das operadoras na relação médico-paciente.
Insatisfação
Este ato se insere num contexto de insatisfação crescente de pacientes e profissionais, o que exige da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) o cumprimento efetivo de seu papel no intuito de manter o equilíbrio nas relações dentro do setor.
A manifestação é referendada pela Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e pelo conjunto das sociedades de especialidades médicas, sendo que sua organização será articulada nos Estados pelas entidades regionais.