AMG ENTREVISTA
Dia Internacional da Mulher: o dom de amar com doçura e lutar com força e bravura
Esta é uma semana especial, quando celebramos o Dia Internacional da Mulher, data criada em 1917 para a celebração da luta pelos direitos das mulheres. Para homenagear as médicas, mães, filhas, esposas, trabalhadoras, enfim, todas as mulheres, a Associação Médica de Goiás convidou o Dr. Alexandre Vieira Santos Moraes para falar sobre saúde feminina e sobre a importância de celebrarmos esta data tão importante no calendário de março.
O Dr. Alexandre Vieira Santos Moraes é graduado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (2001), Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Hospital Leonor Mendes de Barros (2004) e Hospital Perola Byington, com especialização Endoscopia Ginecológica pelo Hospital Servidor Estadual de São Paulo (2006). Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-Graduação em Infertilidade Conjugal e Reprodução Humana Assistida. É o atual presidente da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia.
Confira a entrevista:
AMG: Qual a importância do Dia Internacional da Mulher?
Dr. Alexandre Vieira: Esta é uma data que se fixou por lutas e conquistas femininas, o que inclui sua maior atuação no mercado de trabalho, reconhecimento no seio familiar e também no seu cuidado com a saúde. Pensando na nossa área de atuação, a Ginecologia e Obstetrícia, o desenvolvimento da especialidade está muito relacionado ao empoderamento da mulher no decorrer da história.
No passado, para que uma mulher tivesse assistência médica era necessário que seu marido ou pai autorizasse a consulta. Com o passar dos anos, a mulher foi conquistando seu espaço e autonomia do seu corpo, o que fez com que ela procurasse ajuda médica para acompanhamento de sua saúde. Assim, a Ginecologia e a Obstetrícia se tornaram protagonistas no meio das demais especialidades médicas.
AMG: Qual a importância do acompanhamento do ginecologista e obstetra para a saúde da mulher?
Dr. Alexandre Vieira: O ginecologista e obstetra acompanha as várias fases da vida mulher, desde a primeira menstruação, passando pela fase reprodutiva, até a pós-menopausa. Enfim, acompanhamos as mulheres em suas lutas, em suas conquistas, sempre com um olhar de cuidado para sua saúde.
A saúde da mulher diz respeito a todos os cuidados necessários com o público feminino ao longo de sua vida, do ponto de vista médico. Embora algumas especialidades estejam mais diretamente ligadas a elas como a Ginecologia e a Obstetrícia, há uma série de outras doenças que devem ser prevenidas.
AMG: Como a tecnologia vem impactando e evoluindo na saúde das mulheres ao longo dos anos?
Dr. Alexandre Vieira: Com a prevenção de doenças, por exemplo, a prevenção do câncer de mama ou do colo do útero, que são os cânceres mais prevalentes nas mulheres. As novas tecnologias têm auxiliado nesta difícil missão da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das doenças, que resultam em cura e alívio para as mulheres e suas famílias. O cuidado em forma de vacinas, exames de rotina, mamografia, novas técnicas e tecnologias estão presentes em nosso dia a dia para cuidar e proteger o público feminino.
Outro campo em amplo desenvolvimento graças ao avanço tecnológico é a Medicina Reprodutiva, que propiciou que casais com dificuldades para reprodução pudessem ter seus filhos. Na Obstetrícia, o advento do ultrassom, permitiu um acompanhamento mais detalhado do feto, inclusive com procedimentos intrauterinos proporcionados pela evolução da Medicina Fetal.
AMG: Existem exames que são essenciais ou periódicos para a saúde da mulher?
Dr. Alexandre Vieira: É fundamental que os médicos solicitem às suas pacientes uma série de exames dentro da periodicidade e faixa etária recomendada. Entre os principais estão: Papanicolau; ultrassom endovaginal e das mamas; mamografia; sorologias e dosagens hormonais de acordo com a fase da vida da mulher.
AMG: Sobre o papel das mulheres na medicina nos dias atuais, o senhor acredita que houve uma mudança se comparado ao passado?
Dr. Alexandre Vieira: Atualmente, existem mais médicas mulheres no Brasil do que homens, o que reflete em números o papel atuante feminino. Na Ginecologia e Obstetrícia também temos esta mesma configuração. Segundo dados da Febrasgo, 60,9% dos ginecologistas e obstetras são mulheres.
AMG: Qual a mensagem que você gostaria de deixar para as mulheres neste Dia?
Dr. Alexandre Vieira: São tantas coisas para se falar. Às mães, filhas, amigas, doutoras, colegas, faltam palavras ao ponto que só tenho que agradecer. Obrigado por estarem presentes em nossas vidas. Neste dia, como em todos os outros, queremos reconhecer todos os seus esforços em proporcionar um mundo melhor, com um olhar que apenas as mulheres conseguem ter.
A Associação Médica de Goiás agradece o Dr. Alexandre Vieira Santos Moraes por seu tempo e disposição nesta entrevista.
Você também pode acompanhar o trabalho da Dr., siga-o:
https://www.instagram.com/sggo_ginecologia/?hl=en
https://www.facebook.com/SociedadeGoianadeGinecologiaeObstetricia
E para mais conteúdos como esse, acompanhe nas nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/amgoias/