Fonte : faculdade de Medicina da UFG –
O Laboratório de Reprodução Humana da Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas da UFG conta agora com novas instalações, que serão inauguradas no dia 9 de dezembro em solenidade programada para as 19 horas, sob o comando do reitor Edward Madureira Brasil. Trata-se de uma área de350 metrosquadrados localizada no terceiro andar do Centro de Pesquisas Clínicas, construído no pátio interno da FM, ao lado do atual Hospital das Clínicas.
Segundo o coordenador do Laboratório de Reprodução Humana (Labrep), professor Mário Approbato, as novas instalações foram construídas seguindo todas as normas de exigência técnica de Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já que as instalações antigas, localizadas em área improvisada do velho prédio do HC, não suportavam a demanda nem ofereciam condições adequadas para seu funcionamento, ocupando até então uma área de apenas 120 metros.
O Laboratório de Reprodução Humana do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FM se dedica às pesquisas nesse setor há 27 anos e sua primeira reprodução assistida aconteceu em 2002. De lá para cá, recebe constantemente clientela interessada nesse atendimento de várias partes do Brasil, além de todo o interior de Goiás, embora predominem pacientes de Goiânia. Eventualmente, vêm até pacientes do exterior.
Além de consulta médicas e de enfermagem, o Laboratório de Reprodução Humana da FM faz, entre outros exames, espermograma, swin-up (exame específico de fertilidade), monitoração da ovulação e cirurgias de reanostomose tubária e de videolaparoscopia, visando a fertilização in vitro. Conta com uma demanda diária de cerca de 20 pessoas que buscam tratamento contra a infertilidade, geralmente encaminhadas pelos postos de Saúde.
Por se tratar do único laboratório de fertilidade assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Centro-Oeste e principalmente pela sua história de eficiência e qualidade técnica, o Laboratório recebe pacientes de praticamente todos os Estados, em especial do Norte e do Nordeste e do Triângulo Mineiro. Seu corpo técnico conta com 26 profissionais, entre médicos e atendentes. O Labrep conta ainda com um núcleo de pesquisa e orientação de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, igualmente sob a orientação do professor Mario Approbato.