Fonte : Faculdade de Medicina UFG –
Na ultima quinta-feira, dia 19 de dezembro, no Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina da UFG, aconteceu o lançamento do livro “Seara de Asklépio – Uma visão diacrônica da Medicina”, um compêndio que conta a História da Medicina desde os primórdios da civilização. O livro tem como organizadores os professores Joffre Marcondes de Rezende, Vardeli Alves de Moraes e Gil Eduardo Perini.
Médicos da Faculdade de Medicina e autoridades da UFG e do setor público de saúde, além de representantes de segmentos da sociedade, se reuniram na noite desta quinta-feira, dia 19 de dezembro, no Teatro Asklepiós da FM para o lançamento do livro “Seara de Asklépio – Uma visão diacrônica da Medicina”, um compêndio que conta a História da Medicina desde os primórdios da civilização. O livro tem como organizadores os professores Joffre Marcondes de Rezende, Vardeli Alves de Moraes e Gil Eduardo Perini.
O primeiro, Professor Emérito da UFG e um dos fundadores da
Faculdade de Medicina, que se tornou o grande homenageado da noite. O segundo, diretor da Faculdade de Medicina e coordenador do Curso de História da Medicina da FM, cuja disciplina faz parte hoje de Núcleo Livre da Faculdade. Já o professor Gil Perini, aposentado, pertenceu ao longo de décadas ao corpo docente do Departamento de Clínica de Médica, também membro do Conselho Editorial da Editora da UFG.
A mesa diretiva dos trabalhos foi composta pelo reitor da Universidade, professor Edward Madureira Brasil; o diretor da FM, professor Vardeli Alves de Moraes; Professor Emérito Joffre Marcondes de Rezende; professor Gil Perini; professora Maria das Graças Monteiro Castro, diretora da Editora da UFG; médico Erson Guimarães, presidente Conselho Regional de Medicina; e o secretário estadual de Saúde, Antonio Faleiros. Todos fizeram uso da palavra enaltecendo a importância o livro lançado na oportunidade.
“Seara de Asklépio – Uma visão diacrônica da Medicina”, que foi lançado pela Editora da UFG, é o primeiro livro que conta a História da Medicina e sua evolução ao longo do tempo e, além do conteúdo que é fruto de muita pesquisa, tem sua importância maior por ser o primeiro do gênero editado em português e assim será de grande utilidade prática em todos os cursos de História da Medicina, presentes nas melhores escolas de Medicina do País. Além dos três organizadores da FM/UFG, o livro tem conta com artigos de autoria dos maiores professores da área de vários estados, notadamente de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais e Bahia.
A ideia da elaboração do livro nasceu da necessidade de se ampliar o conteúdo da apostila sinopse preparada quando da criação do curso de História da Medicina na FM/UFG em 1988, à época como curso de extensão e hoje disciplina curricular de núcleo livre. O curso e a apostila foram criados pelo professor Joffre Marcondes de Rezende. O mesmo professor foi o fundador, quase uma década antes, em 1877, da gráfica da UFG que agora, 36 anos depois, editou o livro do qual foi o principal organizador.