Com a intenção de manter viva a memória de seus queridos pais Lygia e Luiz Rassi, a musicista e filósofa, Magda Moura Rassi, dedicou-se à criação de um site artístico, reunindo e organizando todo o material que pudesse contar, segundo ela, a “valorosa e bonita história de suas vidas”. Na próxima terça-feira, 5 de abril, acontecerá o coquetel de inauguração desta Memória Virtual e a comemoração do 96º aniversário do médico Luiz Rassi, pioneiro da Medicina goiana e o primeiro presidente da Associação Médica de Goiás.
Magda Rassi explica que a Memória Virtual prioriza as figuras de seus pais e de seu avô materno, o qual especialmente muito significou para Luiz Rassi. O coquetel de inauguração foi escolhido nesta data do 96º aniversário do médico para homenageá-lo, destacando seu temperamento otimista. “Meu pai Luiz Rassi foi um homem que sempre celebrou a vida. Quero dizer a ele que eu o amo muito e tenho imenso orgulho de poder aprender com o seu experiente olhar, as coisas da vida”, destaca. “Espero poder comemorar seu natalício mais um montão de vezes com muita energia”.
Figura doce e feminina
De acordo com Magda, sua mãe, Lygia Rassi, sempre foi um complemento necessário de seu pai. “Ela personifica a poesia, a música, a sensibilidade e a beleza. Eu me propus elaborar um site que refletisse a comunhão, resultado da união do casal Luiz e Lygia, durante toda a vida que tiveram compartilhada, até que Lygia fosse subtraída do convívio familiar”, conta. Ela diz que eles representaram ao longo da vida, um modelo bonito de perseverança a ser seguido.
Sem o contraponto da presença das obras de Lygia no site, algo ficaria faltando, afirma a filósofa. “Percebo o casal como uma bela composição, do mesmo modo que a forma informa e molda a matéria, dando-lhe um sentido. Caso contrário, a forma sem a matéria é vazia, bem como a matéria sem a forma é cega. Tanto quanto a razão e a sensibilidade, sozinhas não caminham bem, falta a cada uma, o seu complemento”, metaforiza.
Confira algumas fotos abaixo e o álbum completo aqui.