O Departamento de Ginecologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás realizou, entre os dias 13 e 23 de maio, a Campanha de Prevenção e Diagnóstico da Osteoporose, no auditório do Hospital e Maternidade Dona Íris. A campanha é fruto da tese de doutorado da aluna Sara Rosa de Sousa Andrade sob orientação do ginecologista-obstetra Waldemar Naves do Amaral, em parceria do Laboratório Lilly e Maternidade Dona Íris.
Foram atendidas 929 mulheres, com exames de ultrassonometria de calcâneo para rastreamento da osteoporose. Após os resultados, 180 pacientes foram encaminhadas para a realização de densitometria óssea, com retorno na própria Maternidade para acompanhamento médico e tratamento medicamentoso. Resultados finais de 587 negativo, 286 osteopenia e 56 osteoporose.
Ainda foram realizadas avaliações antropométricas e questionário epidemiológico com as pacientes. Esta iniciativa faz parte do projeto de mestrado da enfermeira Maria Rita de Sousa Silva.
Segunda etapa
Nos dias 15 e 16 de junho, aconteceu a segunda etapa da Campanha de Prevenção e Diagnóstico da Osteoporose, na Maternidade Dona Íris. Em continuidade ao projeto, foram realizados 133 exames de Ultrassom de Falange, com a presença do Dr. Odilon Iannetta e Fabrício Iannetta, ambos de São Paulo. O exame avalia não somente a quantidade óssea, como os demais exames como também a qualidade óssea.
Nesta fase, a campanha recebeu apoio da prefeitura de Professor Jamil – GO. Todas as pacientes que realizaram o exame também foram submetidas ao rastreamento de Ultrassom de calcâneo e a densitometria óssea para uma avaliação mais completa e um tratamento mais eficaz.