É com grande lamento que a Associação Médica de Goiás comunica o falecimento do médico Nabyh Salum, aos 83 anos. O velório acontecerá à partir das 22 horas, de hoje, no Cemitério Jardins das Palmeiras. O horário do sepultamento ainda não está definido.
Apaixonado pela vida, o pioneiro foi um dos idealizadores e o responsável pela construção da primeira sede da entidade. Amante da Medicina, foi defensor convicto da classe médica goiana. Um grande homem, profissional honrado e amado que certamente deixa um legado imensurável para a Medicina em Goiás.
Em 2015, Nabyh Salum foi eternizado na história da Associação Médica de Goiás com o lançamento de uma placa com o seu nome que identificará uma das alas das novas instalações da Associação, no empreendimento Órion Business & Health Complex.
A Associação Médica de Goiás será eternamente grata por suas obras e colaboração durante tantos anos. Neste momento, se solidariza com familiares e amigos.
HIstória
Nabyh Salum nasceu em 5 julho de 1933, em Três Corações (MG). Diplomou-se médico em 1960, pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (RJ). Fez pós-graduação em radiologia pelo Instituto Estadual de Radiologia e Medicina Nuclear Manoel de Abreu, e residência no Hospital Moncorvo Filho até 1963.
Foi monitor doutorando em clínica médica, por concurso, do Hospital Miguel Couto e professor assistente de radiologia da Santa Casa do Rio de Janeiro, só tendo regressado a Goiânia (onde morou desde os sete anos) em 1964.
Participou da fundação da Faculdade de Medicina de Goiás, da Academia Goiana de Medicina, Sociedade Goiana de Radiologia, do Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás, além da Unimed Goiânia. Foi professor concursado da Faculdade de Medicina da UFG por 36 anos. Em 1975 foi superintendente da extinta Organização de Saúde do Estado de Goiás (Osego), que na época tinha status de Secretaria de Saúde de Goiás. Neste período ele conseguiu asfaltar toda a Colônia Santa Marta. Foi diretoradministrativo do Hospital Geral de Goiânia, conselheiro do Conselho Regional de Medicina durante 10 anos.
Em 1972 idealizou a criação de uma cooperativa para os médicos de Goiânia. Em 1973 realizou pesquisa para saber dos colegas se eles teriam interesse em participar de tal cooperativa: 80% aprovaram a ideia. E em 21 de fevereiro de 1978, 49 médicos criaram a Unimed Goiânia. Chegou a tentar a implantação de uma lei que obrigasse todos a pagarem 1% de seus ganhos para o menor abandonado. Foi diretor do Hospital das Clínicas da UFG em 1984.
Criou a Associação dos Amigos do Hospital das Clínicas. Construtor da sede da Associação Médica de Goiás (AMG), recebeu em 1999 o título de Cidadão Goiano, com os devidos agradecimentos pela doação do lote que possibilitou a construção da AMG. Em 2009, Nabyh Salum é diretor e presidente da Clínica São Mateus, secretário geral da Associação Médica de Goiás e membro do Conselho Fiscal da Associação Médica Brasileira.
*Com informações do livro Academia Goiana de Medicina.