Com o mote “quem enxerga melhor vai mais longe na vida”, o governador Marconi Perillo lançou hoje a segunda etapa da campanha De Olho na Visão, em parceria com a Fundação Banco de Olhos de Goiás.
A campanha prevê exames de acuidade visual e daltonismo em 1 milhão de alunos da rede pública estadual e municipal de ensino, com aproximadamente 2 milhões de exames, ao custo de R$ 10,3 milhões.
O projeto prevê visitas in loco a 3.035 escolas, 2.070 da rede municipal e 965 estaduais, com 72 pontos de consulta instalados em cidades polo.
Também serão realizadas 1.400 cirurgias de catarata em pessoas carentes, 110 mil consultas médicas em alunos da rede pública, exceto Goiânia, cujas ações serão desenvolvidas pela Fundação Jaime Câmara. O programa prevê também a distribuição de pelo menos 65 mil óculos de lentes monofocais.
A parceria entre o governo e a Fundação Banco de Olhos de Goiás, pretende ainda que o programa seja estendido também para idosos e estudantes universitários carentes.
Na solenidade, Marconi determinou ao secretário estadual de Saúde, Halim Girade, que elabore o projeto de construção do Hospital do Idoso e anunciou que vai ajudar os municípios na compra de equipamentos para realização de exames oftalmológicos na rede pública.
O presidente da Fundação Banco de Olhos de Goiás, Zander Campos, acredita que além de dar qualidade de vida às crianças e adolescentes do Estado, o programa De Olho na Visão contribui para a redução dos índices de evasão e repetição escolar.
Segundo Zander Campos, apenas 20 dos 246 municípios goianos contam com médicos oftalmologistas na rede pública de Saúde. E a campanha preenche uma lacuna existente até hoje e que dificulta o aprendizado.