O dia 17 de janeiro de 2021 ficará marcado na história da Medicina brasileira pela aprovação, em caráter emergencial, das vacinas contra a Covid-19: Coronavac, produzida pela Sinovac em parceira com o Instituto Butantan, e Oxford, produzida pela AstraZeneca em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.
Em face do início da campanha de vacinação em todo o Brasil, a Associação Médica de Goiás, juntamente com as suas Sociedades de Especialidades Médicas, vem a público recomendar a toda a classe médica e sociedade goiana que sigam as orientações do Programa Nacional de Vacinação contra a Covid-19, seguindo as datas e grupos prioritários de imunização.
Nesta primeira etapa, os médicos e profissionais da saúde – além idosos acima de 75 anos – terão acesso à vacina, especialmente aqueles que trabalham na linha de frente contra esta terrível doença que tanto massacrou as equipes dos hospitais e todos os cidadãos que tragicamente perderam entes e amigos queridos.
A Associação Médica de Goiás recomenda ainda que todos os colegas médicos orientem pacientes, familiares e amigos a aderirem à imunização com qualquer das vacinas aprovadas pela Anvisa. É fundamental a ampla cobertura vacinal de toda a população goiana e brasileira para o combate da pandemia.
Também é importante salientar que mesmo com a chegada da vacina, as medidas preventivas como distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos devem continuar sendo realizadas, inclusive após a vacinação.
Washington Luiz Ferreira Rios
Presidente da Associação Médica de Goiás
Clique para Fazer o Download