Fonte : AMB –
A ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA, A SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA E COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES, esclarecem:
A certificação e emissão de Título de Especialista em Cirurgia Plástica é competência do Ministério da Educação e Cultura (MEC), para aqueles que concluíram programa de Residência Médica credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e também da Associação Médica Brasileira (AMB) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
O Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) não reconhece e não avaliza a emissão de qualquer documento com viés certificador em cirurgia plástica, ou emitidos isolada e inadvertidamente com a rubrica do CBC. Possui reconhecida e instituída “Seção de Cirurgia Plástica”, que tem por finalidade, única e estatutária, a integração científica com a SBCP. Novas regulamentações serão adotadas nas “Seções Especializadas” no intuito de reavaliar seus membros e identificar eventuais títulos emitidos sem o respaldo do Decreto nº 8.516 de 10 de setembro de 2015;
O intitulado "Projeto MAE" (Mutirão da Autoestima), que irregularmente ostenta o símbolo do CBC, não é aprovado e reconhecido pelas sociedades envolvidas (SBCP e CBC), por não possuir nenhum vínculo institucional e científico. Medidas legais estão sendo adotadas.
AMB, CBC e SBCP reiteram que o exercício ético da cirurgia plástica é uma prerrogativa de médicos portadores de Título de Especialista na área, visando a segurança da população.