Na manhã do dia 03 de setembro, domingo, foi realizada no Hospital e Maternidade Dona Íris a 1ª Cirurgia Fetal (por Fetoscopia) do Centro-Oeste, em feto portador de Hérnia Diafragmática. Ou seja, uma cirurgia realizada por via endoscópica no feto ainda dentro da barriga da mãe.
A mãe H. L. S está de aproximadamente 5 meses de gestação e se esse procedimento não fosse realizado, a criança iria a óbito. De acordo com Waldemar Naves do Amaral, os bebês morem porque com a hérnia, as vísceras do intestino desse feto vão para o tórax e ele não desenvolve seu pulmão.
“Ao nascimento, ele vai a óbito. Então o procedimento para salvá-lo é fazer essa fetoscopia cirúrgica onde se instala por endoscopia dentro da boca do feto, que vai até na traqueia, um balão que obstrui a traqueia e faz desenvolver o seu pulmão”, descreve o médico.
Tal procedimento custa de R$ 20mil a R$ 40mil no Brasil e só dois médicos a realizam no Brasil e um deles, de São Paulo, Maurício Saito, esteve em Goiânia para realizar esse procedimento juntamente com o médico goiano Waldemar Naves do Amaral.
Com uma equipe de mais de 10 pessoas, a cirurgia durou duas horas. O procedimento foi um sucesso e tanto a mãe quanto o bebê passam bem. Ela saiu do hospital no dia 7 de setembro.
Todos os custos foram arcados pelos dois cirurgiões, sem auxílio do SUS, somente a estrutura da Maternidade Dona Íris é que foi utilizada.