Na abertura do evento, Antonio José Ferreira, que também preside o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Conade, fará uma palestra sobre o plano “Viver Sem Limite”, plano do governo Dilma específico para a área.
Outro atrativo na programação é um painel que tratará sobre o DPS-2000, sistema de identificação de ônibus para pessoas com deficiência visual e física. O sistema já funciona em Jaú e Limeira (SP), e encontra-se em fase de implantação em Belo Horizonte (MG). A acessibilidade no transporte coletivo é uma antiga reivindicação do segmento, e a secretária da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida de Goiânia, Cidinha Siqueira, já manifestou a intenção de trazer o sistema para a capital.
Para o presidente da Adveg, Alisson Azevedo, é preciso envolver as pessoas com deficiência nos testes do funcionamento do sistema. Além disso, é imprescindível que a prefeitura torne transparente a fonte orçamentária para investimento no projeto. “Mais do que boas intenções é preciso que os projetos sejam postos em prática com competência técnica e orçamento necessário. As políticas públicas devem servir para romper as barreiras sociais que impedem o exercício pleno da cidadania das pessoas com deficiência”, ressalta.
Durante o evento, gestores públicos, dirigentes de movimentos sociais, acadêmicos e prestadores de serviços da área da pessoa com deficiência debaterão ainda, com a comunidade temas importantes para o segmento, tais como educação, saúde, assistência social e legislação.
As inscrições são gratuitas e abertas para o toda a comunidade. Vagas limitadas. Para saber mais informações, ligue (62) 3092-3132.
Dados
Em Goiás existem aproximadamente 1,12 milhão com alguma limitação visual. Destes, 13.778 não conseguem ver de modo algum; 183.711 enxergam com grande dificuldade e outros 914.913 possuem alguma dificuldade para ver, provavelmente pela não utilização de recursos ópticos.