Os colaboradores da Unimed Cerrado (Federação das Unimeds dos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal) foram trabalhar na segunda-feira, 17, usando pulseiras verdes, uma das cores do cooperativismo e cor símbolo do Sistema Unimed. O adereço, exibido com orgulho pela equipe, tinha um significado especial: o uso das pulseiras foi a forma encontrada pelos cooperadores – denominação dos trabalhadores do setor cooperativista – para manifestarem sua satisfação com o reajuste salarial concedido pela diretoria da Federação.
O aumento de 8% começa a ser pago neste mês de junho e é retroativo a maio de 2013. Mas, a valorização salarial dos trabalhadores não para por aí. Além do aumento dos salários em um percentual acima da inflação, a Unimed Cerrado também reajustou em 10% o valor dos benefícios concedidos aos cooperadores, como vale-alimentação e vale-combustível.
A manifestação de agradecimento foi idealizada pela coordenadora do Departamento Financeiro, Ghábia Bernardes. Segundo ela, a sensibilidade da diretoria em conceder esses percentuais de reajuste demonstrou a valorização e o reconhecimento dos trabalhadores por parte dos diretores.
“Diante disso, os coordenadores de cada área avaliaram a satisfação de suas equipes e o resultado foi unânime: todos estão muito alegres e orgulhosos de fazer parte desta organização”, conta Ghábia. Para demonstrar essa satisfação, eles decidiram promover um “manifesto verde”, com o uso das pulseiras.
Durante a tarde, os trabalhadores deram uma rápida pausa no expediente para agradecerem o diretor Administrativo-Financeiro, Danúbio Antonio de Oliveira; o diretor de Mercado, Luiz Antônio Fregonesi, e o presidente José Abel Ximenes – que participa de uma missão técnica nos Estados Unidos – o reajuste concedido e, principalmente, a política de valorização dos cooperadores adotada pela Unimed Cerrado.
“Foi uma ação totalmente voluntária e improvisada para demonstrar nossa satisfação em fazer parte desta equipe”, resume Ghábia Bernardes. O diretor Administrativo-Financeiro explica que a valorização salarial é uma das vertentes da política de recursos humanos da Unimed Cerrado, que investe também no desenvolvimento, na educação continuada, no crescimento profissional dos trabalhadores e na integração da equipe.