Treinamento para ressuscitação cardiopulmonar educa comunidade
90% das paradas cardíacas ocorrem fora do hospital e 30% dos pacientes não chegam vivos para o atendimento hospitalar. Além disso, a cada minuto de parada cardíaca, diminui-se em 10% a chance de recuperação para uma vida produtiva
Com o intuito de educar a comunidade e prevenir a gravidade em emergências cardiovasculares, será realizado, na tarde do dia 19 de outubro, o Treinamento em Emergências Cardiovasculares Básico (Teca-B), no Castro`s Park Hotel. A ação faz parte da programação do XII Congresso Centro-Oeste de Cardiologia, que acontecerá no período de 17 a 19 de outubro, em Goiânia.
A campanha tem como objetivo aproximar a classe médica da sociedade, ensinando-a a se comportar diante uma situação de parada cardíaca, derrame cerebral ou infarto agudo do miocárdio. “O trabalho junto a comunidade é fundamental. Aproximar a ciência da sociedade é o desejo de qualquer especialidade”, afirma o cardiologista Darlan Carneiro, coordenador do Teca-B.
Para o especialista, é importante que a comunidade entenda a complexidade que é exercer a cardiologia de emergência e que ela pode atuar de maneira simples, e fundamental, para a prevenção de grandes complicações e, até mesmo, o óbito de pacientes com problemas cardiopulmonares. “Nesta ação, queremos mostrar que se a pessoa for adequadamente avaliada no início da parada cardíaca somado ao desdobramento correto na busca do socorro para o atendimento avançado, a chance de recuperação aumenta significativamente”, observa.
Segundo ele, 90% das paradas cardíacas ocorrem fora do hospital e 30% dos pacientes não chegam vivos para o atendimento hospitalar. Além disso, a cada minuto de parada cardíaca, diminui-se em 10% a chance de recuperação para uma vida produtiva. Em locais onde os treinamentos já são realizados, as chances de melhora e recuperação dos pacientes cresceu de 20 para 80%.
Teca B
Será montada uma cena com manequins como supostos pacientes. Serão ensinadas técnicas de massagens cardíacas e outros procedimentos para ajudar no tratamento do pessoa acometida pela parada cardíaca. Alguns sintomas também serão mencionadas para o conhecimento de quando alguém está iniciando uma parada.
Estará presente o coordenador nacional do Treinamento em Emergências Cardiovasculares, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Manoel Fernandes Canesin, do Paraná. Os instrutores locais serão alunos do Treinamento em Emergências Cardiovasculares Avançado (Teca-A), realizado na semana anterior do Congresso, no Hospital Anis Rassi.
Ainda será mostrado um vídeo de um treinamento prático em manequins de como se faz uma massagem cardíaca correta. “Além disso, é preciso que as pessoas tenham calma e ajudem umas as outras para não perderem tempo no socorro”, enfatiza Darlan Carneiro.
Agita Goiás
No domingo, 20 de outubro, pela manhã, profissionais da saúde da UFG e PUC-Go realizarão exames gratuitos junto à comunidade além de uma abordagem educativa sobre as emergências cardiovasculares, no Shopping Flamboyant. Os esportistas que irão participar da Meia Maratona terão a pressão aferida e apoio nutricional. “O meio acadêmico se aproxima da população prestando informações nutricionais, condição física e realizando exames”, frisa o cardiologista.
Serviço
Evento: Treinamento em Emergências Cardiovasculares Básico (Teca-B)
Data: 19 de outubro
Horário: 14h
Local: Castro`s Park Hotel
Quem fala pelo evento: Darlan Carneiro, cardiologista. (62) 9975-3123
Assessoria de Comunicação: Contato Comunicação (62) 3224-3737. Falar com Ana Paula Machado ou Tatiana Cardoso (62) 9180-9623.